A escolha da cor não é uma questão de gosto pessoal. Nem de modismo. As cores têm um forte poder de comunicação, de criação de vínculos emocionais, de conexão de ideias e valores. Por isso, a paleta de cores de uma marca deve ser elaborada dentro de um contexto estratégico, após uma profunda análise do que é a empresa e o que ela quer transmitir.
Nós, da Marketing RGB, somos apaixonados por cores, tanto que batizamos a agência com o nome de cores .
Confira alguns exemplos das cores e de suas características:
Amarelo; Brilhante e energizante uma cor acolhedora, que gera otimismo e esperança. – Marcas que usam: Nikon, Best Buy, Hertz
Azul; Ligada à produtividade e ao sucesso, desperta segurança, confiança e notoriedade. – Marcas que usam: Dell, Pfizer, Walmart
Laranja; Criatividade, alegria e energia, muito ligada ao prazer e recompensa. – Marcas que usam: Fanta, Nickelodeon, Gulf
Roxo; Criatividade e imaginação. Muito ligado à harmonia, nobreza, prosperidade. – Marcas que usam: Taco Bell, Yahoo, Estúdio Roxo
Vermelho; Quente, dinâmica, ativa, apaixona e emocional – Marcas que usam: Coca Cola, Netflix, Nintendo
Verde; Confiança, tranquilidade e frescor. Apelo ao equilíbrio, bem-estar e harmonia. – Marcas que usam: Land Rover, Whole Foods, Spotify
Essas são apenas alguns exemplos de cores e seus significados mais essenciais.
E quando essas cores são combinadas, gerando uma paleta, há um verdadeiro universo a ser explorado. Essas cores secundárias e terciárias ajudam a criar uma personalidade, uma identidade exclusiva para a marca.
No círculo cromático estão todas essas cores, que, quando combinadas, geram associações bem interessantes. São essas combinações que vão resultar em paletas mais completas e harmoniosas. Entre os exemplos de paletas temos:
Análogas; combinação que utiliza cores vizinhas à principal
Monocromáticas; combinação que utiliza apenas uma cor com diferentes tonalidades
Complementares; combinação que utiliza cores opostas à principal
Triádicas; combinação obtida através da junção de cores que corresponde a um triângulo no círculo cromático.
Outras características de cores também valem muito a pena explorar, como brilho, saturação, sombra e matiz. Essa paleta vai dar um outro significado para a cor principal, atenuando, enfatizando ou criando novos pontos de destaque.
Por exemplo, o verde, como vimos, está associado à calma, harmonia, tranquilidade. Mas combinado com outras cores e tonalidades, tudo pode mudar, como por exemplo incluindo a cor prata (sofisticação, inteligência, como faz a Land Rover), marrom (natureza, rusticidade, como faz a Timberland).
Para escolher as cores certas, é necessário observar alguns pontos importantes, tais como:
Pregnância; Tem a ver com uma sensação de estabilidade, que as pessoas sempre costumam buscar. Para isso, pense em uma cor com a qual seu público-alvo tenha familiaridade.
Semelhança; O uso de cores semelhantes é percebido como ‘amigável’ para o cérebro, que tende a agrupar informações parecidas para entendê-las mais rapidamente.
Segregação; Uma boa forma de entender este princípio é pensar em uma cor que fuja da regra de semelhança. Ela certamente vai destacar a parte em que for utilizada no design.
Continuidade; Este é um dos efeitos mais interessantes da percepção das cores. Com o uso de tons próximos, você pode criar uma ilusão de fluidez e direcionar o olhar da pessoa para algum ponto do design.
O mais importante é que sejam escolhidas cores de acordo com a personalidade da marca, e não fazer sua marca se encaixar dentro da personalidade de uma cor, gerando associações estereotipadas. Uma coisa é bem diferente da outra.
As cores só entram em jogo quando podem ser usadas para combinar com a personalidade desejada de uma marca. Sem este contexto, a escolha de uma cor sobre a outra não faz muito sentido.
Depois de definida sua paleta, a ordem é: use e abuse das cores que foram determinadas na identidade visual da sua empresa. Acredite, uma identidade com as cores certas é uma ferramenta poderosa que ajuda a tornar a sua marca apaixonante.
Conte com a RGB para ajudar sua empresa na busca da paleta ideal.
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