Saber para onde se vai é o primeiro passo de qualquer jornada, quer seja uma jornada pessoal, profissional ou mesmo empresarial.
E quando se fala em planejamento estratégico é a mesma coisa, temos que ter em mente que antes de sair fazendo qualquer planejamento o primeiro passo é entender onde estamos e onde queremos ir.
Parece ser algo óbvio, mas muitas empresas não têm essa consciência, ou ainda, não conseguem tirar o “tempo” para fazer esse dever de casa. Esse é o primeiro passo para elaboração de um plano eficaz de crescimento, a empresa que dedica investimento (de tempo e dinheiro) nessa etapa tem grandes chances de ver seus resultados se multiplicarem com o passar do tempo.
Obviamente não é só isso que vai fazer com que os resultados apareçam, mas é o passo mais importante. Vamos tomar como exemplo uma viagem de férias com a família, a primeira coisa a decidir é situação atual e depois o destino. Se a situação atual me diz que tenho R$ 5000,00 para investir numa viagem, obviamente meu destino tem que se limitar a esse custo. Isso já serve de parâmetro para um bom planejamento, assim fica mais fácil decidir quanto consigo gastar com a hospedagem, transporte, alimentação, eventos, brindes, etc.
Similarmente numa empresa, precisamos entender, qual é a situação atual da empresa, quanto fatura, qual seu marketshare, quantos clientes conquistou nos últimos 12 meses, seus custos, quantos clientes perdeu, etc. Com base nisso (obviamente estamos simplificando aqui essas variáveis, já que existem muitas outras que precisam ser levadas em consideração para um bom planejamento estratégico), entenderemos a situação atual da empresa e podemos simular alguns cenários futuros.
Feito isso é hora da decisão, quando se fala em planejamento estratégico, temos que ser decisivos e traçar as metas e objetivos de forma clara e efetiva, não podemos ficar na tentativa e erro. Também podemos ter em mente que os ajustes ao longo do tempo são necessários e salutares já que podemos ter contratempos externos, vide exemplo da Covid-19, que não havia como se prever.
Junto com a definição das metas e objetivos existe algo que muitas empresas não fazem, que é a comunicação interna de seu plano de ação. De nada adianta ter um belo planejamento estratégico desenhado e isso ficar na gaveta da alguns poucos funcionários. Toda empresa, e isso envolve funcionários, acionistas, fornecedores, parceiros e clientes precisam ficar sabendo da sua estratégia, obviamente revelando dados específicos para cada player.
A comunicação é a chave do sucesso e não só uma vez, a cadeia de comunicação precisa ser contínua e atualizada constantemente para que as pessoas saibam da evolução e/ou ajustes que houveram.
Outro passo importante no sucesso do planejamento é o constante acompanhamento das metas e objetivos. Como as metas são objetivas o seu controle também tem que ser, nada pior do que definir metas e não acompanhar os resultados. Só assim saberemos se o que foi planejado está de fato seguindo o rumo correto.
O acompanhamento das metas e objetivos tem que ser muito eficaz para não haver falhas na busca dos resultados. Negligenciar essa etapa é perder o foco de todo planejamento, pois é esta fase que medirá todos os resultados esperados e alcançados até aqui, podendo ser base para eventuais ajustes para mais ou para menos dependendo da estratégia da empresa.
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Cioney Giovany Giovanella
Gestor empresarial com mais de 15 anos de experiência
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